Quando alguém pergunta "Qual o caminho?" O zen simplesmente responde "Caminhe"
Domingo passado fui ao Mosteiro Zen Budista fazer uma matéria e tive a oportunidade de conhecer e entrevistar o abade do mosteiro – monge Daiju Bitti. Em sua entrevista ele reforçou que o budismo não tem intenção de disputar fiéis “Nosso foco é o crescimento do ser humano. Apenas queremos que as pessoas saiam daqui um pouco melhores, fortalecidas de sua fé”. Que alma iluminada...
Bom, fica a dica!
Em 1974, situado entre rochedos e uma vegetação exuberante na região de Ibiraçu, ao norte do Espírito Santo, foi fundado pelo mestre Ryohan Shingu, o primeiro mosteiro budista da América Latina, que se estabeleceu seguindo a secular escola Soto Zen.
Fotos Carla Caliman
Caminhos da sabedoria
Representados pelo Monge Daiju e pelo Bispo da Diocese de Colatina, Dom Décio Zandonadi, a rota Caminhos da Sabedoria é um circuito de peregrinação espiritual e caminhada ecológica. É um caminho para ser feito expandindo-se todos os sentidos, abrindo-se para uma realidade de muita fé, infinitas belezas naturais e muita hospitalidade por parte dos moradores da região. O circuito de 70 km é um projeto em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura, Mosteiro, Diocese de Colatina e do SEBRAE.
Caminhos da sabedoria