domingo, 30 de maio de 2010

A coragem do amor que dura...

É só quando amo que consigo olhar, ao mesmo tempo, por duas janelas que não se confundem, a minha e a de meu amado. A estranha experiência ótica faz com que os amantes reconstruam o mundo, enxergando coisas que ficam escondidas para quem só sabe olhar por uma janela.
Entende-se que o amor assim definido exija tempo. Quanto tempo? Um mês, um ano, uma vida, tanto faz. Consumir-se na paixão pode ser rápido, mas reinventar o mundo a dois é uma tarefa de fôlego.
O amor segundo Badiou, em suma, é uma aventura, mas que precisa ser obstinada: “Abandonar a empreitada ao primeiro obstáculo, à primeira divergência séria ou aos primeiros problemas é uma desfiguração do amor. Um amor verdadeiro é o que triunfa duravelmente, às vezes duramente, dos obstáculos que o espaço, o mundo e o tempo lhe propõem”.

Contardo Calligaris, em “A coragem do amor que dura”

Um comentário:

Na Estrada... disse...

Adorei este post!

Concordo plenamente que a visão muda de quando estamos juntos de verdade com alguém, pois as vezes, nos dias tristes, mesmo estando junto, podem ocorrer flaxes da visão de uma janela só e a sensação não é nada boa!

Coragem, determinação, companheirismo e comprometimento são fundamentais.

bjs