sábado, 27 de setembro de 2008

Chega de saudade!

Conheci Carlinha, minha companheira de blog (amiga-irmã de outras vidas), no 1º período da faculdade. Nessa época ainda fazíamos comunicação na FINAC e lembro que, na ocasião, escrevi em seu caderno algumas coisas que, possivelmente, sentiríamos falta quando acabássemos nossa vida acadêmica. Bom, passaram-se cinco longos anos (sim, cinco anos!). O normal seriam quatro, mas tivemos (a turma toda) que trocar de faculdade no 4º período por problemas no antigo curso e fomos todos para a Estácio de Sá, onde me formarei (não me arrependo pela escolha).

Estamos na reta final, e eu que pensei que não sentiria falta dessa época, já estou morrendo de saudade...

Saudade de alguns professores: Andreza, que me fez ser apaixonada por psicologia; Carlos, que tanto falava da pós modernidade... ahh! e que me fez conhecer Nietzche, Kant, Machiavel e tantos outros; Isabel, que me fez entender que "O meio é a mensagem" (maldito Mc Luhan); Claudio, que me fazia escrever o mesmo texto umas 100 vezes até achar "bonzinho"; Suzana, que me obrigou a gravar matérias em rádio; Jádina, que conseguiu me colocar em frente às câmeras; Milton, que me ensinou a gostar de fotografia; Renata, que me fez odiar economia e por aí vai...
Saudade dos colegas que fiz durante esse tempo, muitos não chegaram ao final.
Saudade de Vivi, parceira de trabalho, que desistiu da facul para cuidar do Bernadinho (seu baby).
Saudade dos livros que NÃO li.
Saudade da biblioteca que não freqüentei.
Saudade dos trabalhos comprados (com 2 empregos não me sobrava muito tempo para trabalhos acadêmicos).
Saudade do "tio" do milho, do pipoqueiro, do pessoal da cantina.
Saudade dos trabalhos em minha casa regados à prosecco (fazíamos tudo, menos trabalho).
Saudade do churrasquinho, das aulas "não freqüentadas" para tomar uma cerveja no Spetacollo (praia de jornalista é bar!).
Saudade dos trabalhos apresentados.
Saudade das "quintas-feira" que matávamos aula para irmos ao Turk Zoo (época boa!).
Saudade das provas trocadas (Carlinha, será que os professores não desconfiavam?).
Saudade das "colas" (afinal, quem não cola não sai da escola!), e sou da teoria de que prova não avalia o conhecimento do aluno (ai, ai!).
Saudade das entrevistas feitas, quanta correria! Carlinha deixava tudo para última hora.
Saudade das sessões de filmes (minha hora de dormir, porque já tinha visto todos).
Saudade das palestras (eu viajava nas palestras!).
Saudade do desespero da Carol nas provas..
Saudade da semana de comunicação (era minha semana de não aparecer na faculdade...adorava!).
Saudade de chegar em casa às 23:00 horas morta de cansada...
Saudade de meu carrinho que foi roubado (sem seguro) na porta da faculdade (por onde anda você?).
Saudade de estudar para prova (por incrível que pareça!).
Saudade dos bilhetinhos para comentar dos professores gatinhos (fomos capazes disso!).
Saudade do pessoal do meu trabalho me ajudando nas matérias.
Saudade do meu chefe tentando me explicar sociologia, filosofia...
Saudade das músicas de Chico que só nós sabíamos cantar.
Saudade dos cigarrinhos que fumávamos nos intervalos.
Saudade das confusões com professores na sala de aula.
Saudade dos amigos que assinavam a chamada quando eu não estava presente (eu também fazia isso por eles).
Saudade das cobranças de Mirela (professora de ética), a famigerada ética, que fui obrigada a fazer duas vezes (reprovada por falta!).
É engraçado... tanta saudade!
Logo eu que achava que não era saudosista!
Mas, de uma coisa posso garantir que NÃO terei saudade: o maldito TCC! ou será que daqui alguns anos terei?
É isso, encerra-se um ciclo, última prova!
Fechamos com chave de ouro Carlinha!
Viva Chatô! (rs)
Agora seremos avaliadas...ai que "meda"!
Será que tudo valeu a pena?
Como diz Fernando Pessoa: "tudo vale a pena se a alma não é pequena..."
Então, chega de saudade!

E não posso deixar de agradecer:
Carlinha, obrigada por tudo, por todas as ajudas...você salvou meu diploma!....rs.
Silas, meu amigo inteligente, suas dicas foram preciosas...
Lu, obrigada por acreditar no meu trabalho!
Renata Salgueiro...parceira de coluna.
Renata (irmã), pelas inúmeras correções...
Valeu gente!
MÃE, o diploma ainda não chegou (muita calma nessa hora!), mas é para você, só seu...

Um comentário:

Carla Caliman disse...

Bem... Nesse momento(TCC)não consigo sentir muita saudade da faculdade não, só penso na hora de pegar o canudo e sumir... afinal de contas ano que vem se Deus quiser ( e a banca aprovar), quero começar minha pós na área de assessoria de imprensa!
Mas com certeza a faculdade foi um momento importante para meu amadurecimento, tanto intelectual quanto profissional... Tive bons professores, alguns me marcaram mais como: Irmo Goring (texto jornalístico), Carlos de Faria (Filosofia), Miltão (fotografia). Outros se tornaram mestres: Cláudio Rocha.... O professor mais temido da faculdade(rs), o mais rígido o mais sincero... Mas acima de tudo um professor verdadeiramente preocupado com a formação do aluno! Sempre lembro dele quando vou escrever um texto!
Enfim, além de detalhes que ficarão pra sempre na memória, de uma coisa posso ter certeza, que nesta faculdade conheci uma amiga eterna.... E os melhores momentos foram os que compartilhamos... Todas as colas, os trabalhos, as milhares de aulas que faltamos pra cair na noitada, os churrasquinhos, milhos, barzinhos, boates, cantores, guitarristas, empresários, parentes, tombos, tequilas, são tantas coisas... E agora estamos na reta final..... Beta, vamos pegar logo esse diploma, e evoluir para um estágio mais avançado!!!!!
Bjs
Carlinha