segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Os homens são de Marte ... e é pra lá que eu vou!

A peça, em cartaz no Teatro Procópio Ferreira em Sampa, trata do grande dilema vivido por mulheres solteiras: a busca por um grande amor. Toda mulher já foi, é, ou será protagonista desta história de aventuras, encontros e desencontros (já dizia Vinicius de Moraes: "A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida").

No monólogo, Monica Martelli (impagável!) representa Fernanda, 35 anos, solteira, jornalista (ops!), que se envolve intensamente com vários tipos de homens. Para ela, a vida sem amor é uma vida em preto e branco e o estado de "solteira" um tremendo castigo.

A peça fala do amor e da falta dele, do sexo no primeiro encontro (e o sumiço dos homens após feito..ops!), e da busca desenfreada para encontrar um grande amor. Tudo isso com muito humor, em "tiradas" que só as solteiras conseguem perceber, como em frases: "Não era para ser!", "É ele. Agora encontrei a pessoa certa!", "Eu não mereço passar por isso!", "To gastando energia demais nessa relação!" e várias outras sacadas que todas nós mulheres conhecemos muito bem.

A pergunta que fica no ar na peça é: Por que os homens adoram falar: - "A gente se vê por aí", quando na verdade querem dizer: "valeu, foi bom, adeus!"? (será que algum amigo pode responder isso???) ... o que gerou enormes gargalhadas no teatro. Muitas "Fernandas" estavam assistindo a peça, que aliás, é dedicada a elas.
Um ótimo programa para quem estiver em Sampa!

Os homens são de marte... e é pra lá que eu vou!
Fuiiiiiii.......

Obs: Millena, Renata, Nanda, Dalvinha, ... amigas, como lembrei de vcs...rsrs... "Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência"

Mulheres de Aço e de Flores


Quem também fez grande sucesso na XX Bienal, foi o Padre Fabio de Melo, que em sua noite de autógrafos recebeu mais de 400 pessoas no stand da Editora Gente. Autêntico e carismático (além de lindo!...ops!), Padre Fábio é o primeiro músico católico na grande mídia e agora um dos escritores mais vendidos do país. Seu livro Quem me roubou de mim vendeu 150.000 exemplares em um mês e meio. Padre Fabio estudou Filosofia e Teologia. É pós-graduado em Educação e mestre em Teologia Sistemática. Já foi professor, é padre há sete anos e apresentador do Programa "Direção Espiritual", exibido pela TV Canção Nova. Mulheres de Aço e de Flores, sua nova obra lançada na Bienal, é uma seleção de seus contos, que tem como tema o universo feminino. "Meus contos são irônicos. Ao mesmo tempo em que dou risada, choro. O livro é composto por vinte contos. Foi uma luta ‘cortar’ vinte, dos quarenta contos que escrevi, mas já tenho proposta para lançar a continuação do primeiro", disse ele sobre sua obra literária.
obs: Na foto o Padre com o livro de Renata.

XX Bienal


MATÉRIA PARA REVISTA SIM.

Por Roberta Peixoto

Comemorando os 200 anos da indústria do livro no País, introduzida com a chegada de D. João VI e a família Real Portuguesa em 1808, a XX Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o maior evento do mercado editorial no Brasil e segundo maior no mundo, aconteceu no mês de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento foi realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela Francal Feiras, uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País. A feira contou com 350 expositores nacionais e estrangeiros, representando mais de 900 selos editoriais em 60 mil m² com público de aproximadamente 800 mil pessoas.

Com uma atividade cultural a cada três minutos, mais de 4 mil lançamentos e 2 milhões de livros a venda, a "Festa do Livro" foi um grande sucesso e contou com a presença de vários autores brasileiros, entre eles: Lygia Fagundes Telles, José Mindlin, Ana Maria Machado, Ziraldo, Maria Adelaide Amaral, Fernando Morais, Fabio de Melo, Elisa Lucinda e Renata Nogueira (estas, capixabas).

Entre os lançamentos mais procurados pelos visitantes da feira estavam:
Madonna: 50 anos, a biografia do maior ídolo da música pop, de Lucy O´Brien. O livro foi escrito partir de pesquisas e entrevistas com produtores, músicos, amantes, familiares e amigos da diva pop.

As belas coisas, que é do céu contê -las, de Dinaw Mengestu. Um romance brilhante e envolvente sobre o significado de perder uma família e um país, e que fala sobre a busca irrenunciável por um lugar no mundo.
A soma dos dias, de Isabel Allende. Nesse livro, Allende retoma a narrativa de Paula, sua primeira obra autobiográfica, relembrando os acontecimentos posteriores perda da filha, vítima de uma doença rara.

Outra novidade da Bienal deste ano foi o lançamento do Livro de Todos – O mistério do texto roubado, primeira obra coletiva escrita pela Internet, no Brasil. No maior lançamento da Bienal, cerca de 60 autores-participantes de diversos estados assinaram o livro. Além deles, participaram o escritor Moacyr Scliar, que escreveu o primeiro capítulo; Maurício de Souza, responsável pela capa, e ainda os presidentes das entidades envolvidas no projeto que mobilizou centenas de escritores anônimos e renomados durante todo o mês em que o site ficou no ar. O Livro de Todos foi idealizado especialmente para esta edição da Bienal do Livro e escrito em um mês. Ao todo, mais de 14 mil visitas ao site e 362 colaborações de 173 autores-participantes.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vem ni mim lili demorada

Após tamanha injustiça, a liberdade mesmo que demorada veio. E com ela veio um livro que foi baseado no diário escrito por Renata enquanto esteve presa no Presídio Feminino de Tucum. Num texto delicado, perfeccionista e com muita sutileza na narração, Renata Nogueira procura mostrar em seu livro o quanto o ser humano é insignificante diante do destino e como tudo é possível quando se tem fé, família e amigos. Ela detalha a rotina das mulheres no presídio, com uma realidade inquestionável. Levanta a falta de amor e de sinceridade nas relações humanas do lado de fora do cárcere e explicita o inacreditável companheirismo entre pessoas estranhas lá dentro. Sentimentos confusos que se transformam em pura força e determinação. “Vem ni mim lili demorada” (jargão usado na cadeia que significa: Vem em mim liberdade demorada) não tem a preocupação de contar uma história ou fazer denúncia. Neste livro, Renata expõe toda a dor em ter sua privacidade devassada e também sua força para sair daquela situação, baseada em sua fé e em seu amor pela família. As fotos do livro são de Carla Caliman.

Parabéns Renata, minha irmã. Tenho muita admiração e orgulho pela sua coragem de ser tão “transparente”, e parabéns a Carlinha Caliman, minha amiga, por saber retratar tão bem com suas fotos a dura realidade que vivem as detentas nos presídios capixabas.

domingo, 17 de agosto de 2008

About me - Roberta Peixoto

Para meu pai, vascaíno doente, o nome Roberta foi uma homenagem a Roberto Dinamite (quanta ironia...me vestiram a camisa do Vasco quando bebê, e me tornei flamenguista) mas prefiro acreditar que a homenagem veio de Roberto Carlos, coisas de minha mãe. Sou capixaba (com o coração carioca e a alma baiana), nasci no dia da Bahia (02/07/1976), lua cheia, canceriana convicta (dessas que o sentimento está acima de tudo), com ascendente em escorpião. Sou “tranqüila”, às vezes até calma demais, sou desligadíssima (eu nem sinto meus pés no chão!), estabanada até não poder mais, amiga para todas as horas (tenho uma paciência absurda para ouvir as pessoas), sou viciada em revistas (compro todas!), adoro ficar em casa, ver televisão e escrever.
Já vivi muitas coisas nos meus 33 anos de “estréia”, já fiz duas faculdades (administração e informática, não concluídas), hoje sou jornalista e ainda pretendo terminar meu curso de psicanálise (minha grande paixão), já li e reli Freud (ele me explica!), já li e leio muitos livros (dos quais morro de ciúmes), já fiz análise (“paguei a conta do analista, pra nunca mais ter que saber quem eu sou!”), já tomei floral, já fiz hipnose, já trabalhei com política, já fui militante do PT (velhos tempos!), já trabalhei no PFL, já fui vendedora, já tive loja (uma franquia de São Paulo), já fiz matéria para jornal, já fui matéria de jornal, já fui atrás (e em cima) do trio do Chiclete (tiete assumida), já fui no Fortal, Vital e outros tantos carnavais fora de época (cansei disso!), já passei vários carnavais em camarotes na Sapucaí, já desfilei no Salgueiro (mesmo sendo Beija Flor), já fui no “Top the world” (Word Trade Center) enquanto era tempo, já trabalhei em Brasília, já paguei promessa em Aparecida (sou católica e devota de Santa Rita), já me fantasiei de mulher maravilha em festa à fantasia (mico!), já assisti aos shows de Madonna, U2, The Police, Guns, Santanna, Rolling Stones, Seal, Lenny Kravitz, Judas Priest, Living Colours, Extreme...entre tantos outros (amo shows de rock, odeio pagode, musica sertaneja e forró...sou meio Bossa nova e Rock 'n' Roll), já fui no Hollywood Rock, já fui no Rock in Rio, fui também no Live Earth Brasil, já fiz uma tentativa fracassada de escalar o Pico da Bandeira, já chorei no cinema assistindo ao filme sobre a vida de Cazuza (meu ídolo!), já perdi as contas de quantos filmes eu vi (amo cinema!), já almocei ao lado de Chico Buarque, bem como assisti seu show (Carioca), já elogiei ACM na Daslu (o encontrei lá), já assisti muitos shows de Caetano (outro ídolo), com direito a camarim no Morro da Urca, já comemorei meus 30 anos em “grande estilo”, já chorei em casamento de amiga, já vi o Flamengo ser campeão Carioca 3 vezes, bem como o vi calar a torcida do Botafogo na final (renovo minhas energias no maracanã), já admirei os quadros de Monet no MASP, já fui à exposição de Camille Claudel, já dancei funk com DJ Malboro, já fiz teatro (mas não sou atriz, modelo, dançarina e muito menos apresentadora..rs), já fiz aula de violão e não toco nada, já fiquei em 2º lugar no concurso Garota Nacional (outro mico!), já decorei poesia, já vi todos os episódios de Sex And The City com uma turma de amigas, já fiz 5 tattos e quero mais, já gritei de felicidade, já vivi diversas injustiças comigo e com minha família, já vi o pôr do sol no Arpoador (inesquecível!), já chorei até dormir e acordei com a cara amassada, já dormi de rímel e acordei um panda, já amei e dei vexame, já fizeram música pra mim, já pensei em ir morar no exterior, já marquei casamento e não casei (essa foi a pior..rs), já dormi namorando e acordei solteira (durou 1 dia), já me declarei mesmo sem ser correspondida, já virei noites no MSN, já me joguei de cabeça em relacionamento (coração burro da porra!), já namorei sozinha (como eu acredito nas pessoas!), já me magoaram e muito, já tive urgência emocional (hoje não mais, não tenho pressa, posso esperar..ai que medo!), já fui e acho que ainda sou meio “Alice” (vivo num universo paralelo), já fechei bar, já chutei o balde, já sei olhar o rio por onde a vida passa, já procurei a batida perfeita...mas de uma coisa tenho certeza, isso é só o começo...acredito em destino e o aceito (Amor Fati) ... e o resto ele se encarrega! Assim seja!!!