domingo, 29 de março de 2009

O leitor

Domingo! Dia de rolar na cama, escurecer o quarto, fazer pipoca, comprar uma barra de chocolate ao leite, ligar o ar no máximo, aumentar o som e assistir um bom filme: O leitor - filme que deu a Kate Winslet o Oscar de melhor atriz. Merecido!
No filme Kate é Hanna Schmitz, uma alemã cobradora de bonde que na década de 50 conhece e se envolve com um jovem de 15 anos, Michael Berg. O romance entre os dois é tórrido. O rapaz envolve-se profundamente, e lê para ela livros como "A Odisséia", "As Aventuras de Huckleberry Finn" e contos de Anton Tchekhov.

Porém, um dia ela o abandona, e Michael só irá reencontrar-la anos mais tarde, quando ele, estudante de direito, assiste a um julgamento de ex-carcereiras do campo de concentração de Auschwitz. Para sua surpresa, Hanna está entre as rés. Nesse momento, o silêncio é consciente e voluntário: Hanna e Michael dividem um segredo cuja revelação poderia transformar a vida dela, mas preferem ocultá-lo, para preservar a dignidade da heroína. Apesar de ter concorrido ao Oscar de melhor filme, a crítica foi péssima. Eu gostei do filme!

2 comentários:

Ana disse...

Vou ver se já está em DVD aqui no Rio.
Beijos!

Naira Ribeiro disse...

Roberta, agorinha ví o seu outro comentário!

Obrigada de coração, a todos os elogios!
É isso que motiva a gente continuar escrevendo, né!? É este o estímulo, vindo de pessoas sinceras, carinhosas!

Venha sim, esteja sempre por aqui... seus comentários serão bem- vindos!

Um super Beijo.

* Ah, eu adoro o blog da sua irmã, ela é fantástica!