segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dois de fevereiro é dia de Iemanjá...

"Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar, eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá... Escrevi um bilhete a ela pedindo pra ela me ajudar, ela então me respondeu que eu tivesse paciência de esperar..O presente que eu mandei pra ela de cravos e rosas vingou. Chegou, chegou, chegou...Afinal que o dia dela chegou"
Dois de fevereiro – Dorival Caymmi

Dia 2 de fevereiro – Feriado na Bahia, dia de festa no mar, segundo a música do compositor baiano Dorival Caymmi: - Dia de Iemanjá, a protetora dos pecadores e jangadeiros.
É dia da única grande festa religiosa baiana que não tem origem no catolicismo e sim no candomblé. (dia de N.Sra. das Candeias, na liturgia católica, e esta Nossa Senhora é mais freqüentemente paralelizada com Oxum, a vaidosa deusa das águas doces). É considerada a mais importante das festas dedicadas a Iemanjá.

Lenda
Iemanjá era filha de Olokum, deus do mar. Iemanjá foi casada com Orumila, deus da adivinhação e mais tarde casou dom Olofin, Rei de Ifé, com que teve dez filhos, que correspondem a orixás. Iemanjá foge em direção a oeste, pois se cansara de Ifé. Olokum lhe dera uma garrafa contendo um preparado para usar se precisasse, ela deveria quebrar somente em caso de extremo perigo.

Iemanjá foi viver no entardecer da terra, o oeste Olofin Odùduà, Rei de Ifé, põe todo o seu exército a procura de sua mulher. Iemanjá cercada resolve quebrar a garrafa conforme lhe foi dito. No mesmo instante criou-se um rio levando Iemanjá para Okun, o oceano, lugar onde vive Olokun. Por isso Iemanjá é representada na imagem com grandes seios, simbolizando a maternidade e a fecundidade.

Fonte: Guardiões da Luz

Nenhum comentário: