domingo, 18 de janeiro de 2009

Ensaio sobre a Cegueira

Por Roberta Peixoto

O filme de Fernando Meirelles, Ensaio sobre a Cegueira, baseado no romance de Saramago, conta a história de uma epidemia de cegueira, identificada como “cegueira branca” que abate toda uma cidade, exceto a mulher de um médico, interpretada por Julianne Moore.

O foco do filme, não é desvendar a causa da doença ou como ela deve ser tratada, mas mostrar toda a depredação de uma sociedade. Assim a história se torna um registro de sobrevivência física e emocional.

Saramago se recusou muitas vezes antes de vender os direitos do livro a Meireles. Segundo o escritor: "o cinema destrói a imaginação", mas uma vez ele não estava errado.

“Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara." – Contracapa do livro .... é sempre assim...Quantas vezes olhamos e não enxergamos?

Um comentário:

Raphaela Moraes disse...

Milhões de vezes...

Olhamos alguém que se "encantou" por nós e sequer percebemos porque estávamos pensando na conta que vencia e horário bancário... ou olhamos alguém sem perceber que esse alguém está na rua, passa fome... e por aí mais 1 milhão de coisas poderia citar...

AMEI ESSE TEXTO!