domingo, 11 de janeiro de 2009

GENTILEZA GERA GENTILEZA!

Por Roberta Peixoto
A primeira vez que ouvi falar do Profeta Gentileza foi na música de Gonzaquinha, depois ele ganhou música feita por Marisa Monte e em 2001 tive a oportunidade de assistir na Sapucaí a homenagem feita ao profeta, pela escola de samba Grande Rio.

Mas será ele um louco? Louco por pregar gentileza e Amor (ele sempre colocava o amor em maiúsculo)? Será?

José Datrino (1917-1996) nasceu em São Paulo, e por volta dos 12 anos, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, na qual acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão.

No dia 17 de dezembro de 1961, em Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram várias pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói.

Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário. Daquele dia em diante, passou a se chamar “Profeta Gentileza”. E daí por diante começou a sua jornada como personagem andarilho.

Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

A partir de 1980 encheu as 55 pilastras do viaduto do Caju, perto da rodoviária, com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar de nossa civilização. Com ajuda da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras.

Nenhum comentário: